28 novembro 2010

Caixa forrada de tecido

Essa caixa foi o produto do meu sábado de descanso. Precisava ficar um pouco longe do computador, a semana foi exaustiva! Tinha algumas dúvidas sobre como fazer alguns acabamentos em caixas de MDF forradas com tecido e aproveitei pra pesquisar um pouco. Claro que demorei mais pesquisando e vendo vídeos do que colocando a mão na massa. Fiquei satisfeita com o resultado. Como não tenho 3 mãos, não consegui tirar fotos do passo-a-passo inteiro! Mas confiram algumas fotos a seguir. 

Material utilizado:

1 caixa de MDF com tampa
2 tecidos estampados nas cores vinho e branco com flores
tinta acrílica fosca  nas cores vinho e branco
cola branca
pincel chato
lixa fina
lixa de unha
tesoura para tecido e para papel
2 quadrados de papel cartão, canson branco ou paraná
lápis
régua / cartão postal / espátula
rolinho de espuma
manta acrílica

Como fazer:

1- Lixe as imperfeições da caixa de madeira. Limpe com um pano seco. Pinte as faces da caixa que ficarão expostas na cor escolhida, dando 2 demãos. Você pode acelerar o processo com a ajuda de um secador de cabelos! Para a tampa, pintei a parte interna da cor vinho, o restante deixei sem pintura, pois revesti com tecido. Para a caixa, pintei as laterais internas de branco e todas as faces externas de vinho. 

2- Recorte um quadrado grande o suficiente para revestir a tampa, não esquecendo de incluir tecido para as laterais externas e internas. Espalhe com um pincel cola sobre a superfície externa da tampa. Passe o rolinho para tirar o excesso, senão a cola pode atravessar o tecido e manchar. Coloque o tecido centralizado sobre a tampa e passe uma régua, cartão ou espátula para esticar o tecido sem deixar bolhas. Cole as laterais externas, duas a duas. Após colar as duas primeiras, utilize uma lixa de unha no canto da caixa para cortar o tecido, e use a tesoura para separar o tecido das outras duas laterais. Cole as outras laterais, desta vez corte com a tesoura rente ao vinco do canto. Agora cole as laterais internas, duas a duas, novamente, arrematando as duas últimas, dobrando o tecido para dentro. 

3- Recorte os quadrados para o acabamento interno da tampa e da caixa. Corte 2 quadrados em tecido cerca de 2 a 3 cm maior que o quadrado de papel. Corte 2 pedaços de manta acrílica do mesmo tamanho dos quadrados de papel e cole sobre eles. Disponha o tecido sobre a manta, vire do outro lado e cole as bordas restantes de tecido atrás do papel. Cole-os nas partes internas da caixa e tampa. 

Veja os vídeos no youtube que ensinam como fazer isso:




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!