15 novembro 2010

Cookie tradicional com gotas de chocolate

Eu sempre quis aprender como fazer cookies que não ficassem duros. Não gosto de comprar aqueles cookies integrais de aveia, cereais, enfim, que se vende no mercado porque acho que são crocantes demais e não tem gosto de nada. Minha amiga Lú me deu uma receita de cookie de aveia que passa na frente de todos os cookies de supermercado que conheço, mas eu ainda estava na busca de uma receita mais tradicional. E finalmente achei uma receita perfeita!


Na revista/site Delícias da Calú encontrei esses cookies que ficam macios, levemente crocante, uma delícia! E com o chocolate meio amargo, o sabor fica muito mais marcante! Acho que estou apaixonada pelo chocolate meio-amargo! Nunca pensei que isso fosse acontecer comigo. Sempre gostei de coisas bem doces, mas acho que estou virando a casaca!


Cookie tradicional com gotas de chocolate

Tempo de preparo: 40 minutos
Rende: 70 unidades
Calorias por porção: 80

Ingredientes:
2 ¼ xícara (chá) farinha de trigo
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) manteiga em temperatura ambiente (nada de usar margarina hein!)
¾ xícara (chá) açúcar cristal
¼ xícara (chá) açúcar demerara (parecido com o cristal porém mais marronzinho)
1 colher (chá) sal
2 colheres (chá) essência de baunilha
2 ovos
2 xícaras (chá) chocolate meio amargo picado ou em gotas

Preparo:
Aqueça o forno em temperatura média. Numa tigela, misture a farinha e o bicarbonato. Na batedeira, bata a manteiga com os dois tipos de açúcar até obter uma mistura clara e fofa (a minha batedeira velhinha não aguentou, começou a fazer uns barulhos estranhos, então eu desliguei e bati um pouco na mão, mas não ficou clara, muito menos fofa). Reduza a velocidade e junte o sal, a baunilha e ovos (como eu estava batendo na mão, quando misturei estes ingredientes, ficou bem melhor pra mexer). Bata até misturar bem. Adicione a mistura de farinha e bata até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate e misture. Distribua porções de ½ colher de sopa em uma assadeira grande sem untar, deixando espaço de 2cm entre cada um, porque a massa espalha bastante. Leve ao forno médio por cerca de 10 minutos (eu não deixei dourar muito porque prefiro os cookies bem macios). Com uma espátula, retire os biscoitos e transfira para uma travessa. Repita a operação com o restante da massa, alternando sempre com uma assadeira fria.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!