28 agosto 2010

Torta de Frango com Palmito


Torta que não dê trabalho, só mesmo aquela de liquidificador! Toda torta dá um trabalhinho, leva um tempo pra ficar pronta, bonitona.
Essa aqui é receita da minha mama e como toda receita dela, sempre é mais econômica!
A receita era da tradicional torta de palmito dela, mas eu não me aguento, tenho sempre que ficar mudando receita, é uma vontade natural minha, colocando mais coisas, diminuido outros ingredientes...
As vezes não dá certo, é um bolo que não cresce, outro que embatumou, mas outras vezes dá certo e o que era bom, fica melhor ainda. Sobre essa receita ainda, a única coisa que me incomoda é que fica um gostinho no fundo da massa de maisena, e isso eu ainda não tentei alterar na receita.
Se alguém se aventurar nessa alteração, ou tiver uma receita parecida, me conta depois!



Torta de Frango com Palmito

Ingredientes da massa:
1 xíc. (chá) de leite quente
1 tablete de caldo de galinha
2 xíc. (chá) de maisena
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (café) de fermento em pó

Ingredientes do recheio:
1 colher (sopa) de margarina
1/2 cebola picada
azeitonas verdes picadas
2 tomates picados
1 tablete de caldo de galinha
1 vidro grande de palmito, picar
1 peito grande de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) maisena dissolvida em um pouco do leite
2 xíc. (chá) de leite

OBS: VARIAÇÃO: originalmente essa torta era só de palmito, então, se quiser experimentar, é só tirar o frango da receita.

1 gema para pincelar a massa

Preparo:
Cozinhe o frango e desfie-o. Reserve.
Prepare o recheio: derreta a margarina, refogue a cebola, junte o frango, caldo de galinha, tomate, azeitonas, palmito e a maisena com o leite. Abaixe o fogo, mexa devagar até engrossar um pouco. Desligue e deixe esfriar.
Prepare a massa: aqueça o leite e dissolva o caldo de galinha. Numa tigela, junte os ingredientes secos, a margarina e o caldo quente. Amasse bem até desgrudar das mãos. Estique a massa com o auxílio de um rolo e forre o fundo e laterais de uma assadeira redonda média (a minha da foto tem 25cm de diâmetro de 6cm de altura, notem que ficou muito bem recheada a minha torta). Não esqueça de reservar um pouco menos da metade da massa para fazer a cobertura da torta.
Sobre a massa, depseje o recheio, já frio. Estique o restante da massa, bem fininha, e cubra a torta. Decore como quiser. Pincele a gema sobre a cobertura.
Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 45 minutos.

Bom apetite!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!