01 agosto 2010

Post de alerta: cigarro e anticoncepcional

Faz um tempo que não escrevo, mas tem motivo.
Semanas atrás, minha irmã foi internada de uma hora pra outra e fiquei muito preocupada, não conseguia fazer nada direito, concentração zero até no trabalho. Acabei indo visitá-la, fiquei alguns dias por lá, também para acalmar e cuidar da minha mãe, que estava praticamente internada no hospital com ela, de tanto desespero. Minha irmã já está em casa, passa bem e está em tratamento.



E aqui vai um alerta para as mulheres que usam anticoncepcional: cuidado! Antes de iniciar o uso do anticoncepcional (o combinado, que é o mais comum, geralmente tem dois componentes principais), mesmo que acompanhada ou por indicação médica, esteja atenta a dois fatores que podem trazer complicações com o uso destes: cigarro e histórico de doenças tromboembólicas ou vasculares. Não é comum, mas pode acontecer. Tanto o cigarro, quanto o histórico familiar, juntamente com o anticoncepcional e o fator idade podem acarretar em doenças tromboembólicas dentre outras, as tais REAÇÕES ADVERSAS.
Eu não sou da área da saúde, mas depois do ocorrido com minha irmã, informei-me mais sobre o assunto, não só na net, mas com os próprios médicos, ginecologista e também está lá na BULA do próprio remédio! De que vale se beneficiar de um anticoncepcional e ter um piripaque de um dia pra outro que pode te levar à morte? Minha irmã teve uma TVP (tromboembolia venosa profunda) no braço e uma embolia pulmonar do nada! Ficou 15 dias no hospital e fará tratamento longo. Até eu entrei na estória, vou fazer uns exames tb pra ver o fator hereditário e minha médica já trocou meu remédio para o só de progesterona (que não tem sangramento e tem como reação adversa acne e spottings). Se existe uma remédio assim, tão melhor, porque nos indicam primeiro o pior?
Ai, que loucura! Chega, senão vou ficar aqui falando disso eternamente... e não quero entrar nessa discussão tb. Que isso tudo passe e melhore rápido. Preciso de foco e concentração!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!