02 outubro 2010

Arquitetura e postura no computador

Inauguro aqui uma série de posts relacionados com arquitetura, pra ninguém dizer que eu não falo de arquitetura... mas não serão posts sobre arquitetura, melhor dizendo, são direcionados aos arquitetos, aos estudantes enfim, pra ajudar todos que entram nesse mundo corrido da arquitetura e às vezes esquecem que tem vida lá fora do escritório!

Desenha o dia todo no computador? E boa postura, você tem?
É arquiteto, engenheiro, cadista, desenhista, ilustrador, designer, estagiário, ou o que for... cuide da sua saúde!

No começo a gente não liga, senta bem relaxado na cadeira, e pensa assim “são só algumas horinhas...”, mas em menos de um ano você começará a sentir uma pontadinha aqui na lombar, um cansaço nos ombros, na vista, na nuca. Sem falar na LER, a dita cuja pode vir te visitar.
E como a maioria da área, sem hora para terminar o expediente, as horas extras só aumentam o estresse, o cansaço, desregulam o dia, as refeições, isso quando dá tempo de fazê-las, quem dirá os lanchinhos intermediários entre refeições! O dia passa a ter uma rotina maluca e interminável, ao fim do dia, você encontra-se em sua casa, acabado, sem vontade de sair com os amigos, quanto mais lavar a bendita roupa acumulada da semana passada.
Portanto, cuide-se, alimente-se bem, faça exercícios e alinhe-se!

1- A cadeira tem que ser confortável e estar regulada para sua altura. Os pés devem estar apoiados no chão ou apoio e as pernas devem ficar flexionadas em ângulo reto ou maior. A coluna deve estar reta, encostada no apoio da cadeira e você deve sentir que seu peso está distribuído nos ísquios (as pontas dos ossos das nádegas).

2- Os ombros devem ficar relaxados, os cotovelos junto ao corpo. Para os antebraços é recomendado que se utilize apoio de braço da cadeira e que os pulsos não fiquem flexionados. Mas isso é pra quem digita muito, e claro, tem aquela cadeira com apoio de braço. Aqui vai outra opção e minha opinião (e eu não sou médica ou fisioterapeuta), principalmente se seu chefinho não quiser comprar uma cadeira decente com apoio de braços pra você. Tente apoiar relaxadamente os antebraços e cotovelos sobre a superfície da mesa, desse modo, os cotovelos ficam um pouco mais abertos, e para quem desenha no computador, parece uma posição mais confortável. Cuidado com os cotovelos, experiemente qual é a melhor posição para não machucá-los, eles não devem ficar na quina da mesa. Perceba que o teclado e o mouse estarão mais longe da borda da mesa, assim, você consegue um espaço de trabalho maior que permite que apóie folhas e escreva nessa região.

3- Não bata no teclado, não torça o pulso para mover o mouse! Digite levemente, clique suavemente! E cuidado com o scroll do mouse, pra esse eu ainda não vi melhor alternativa. É indicado o uso de mousepad e teclados ergonômicos. Não se contorça para ler um documento que está lá longe no canto da mesa.

4- Observe a posição e altura do monitor. Ele deve estar a uma distância de pelo menos 45cm a sua frente e na altura de seus olhos, isso contribuirá para evitar problemas de visão e dores na nuca.

5- Observe se há reflexos em sua tela (seja da luminária, da janela...) ou contrastes, brilhos, qualquer coisa que possa incomodá-lo. Se houver, tente mudar o que quer que seja, regular o brilho/contraste do monitor, o layout da sala, o tipo de luminária, utilizar cortinas... O importante é que isso não o afete durante o trabalho, um dia pode não ser incômodo, dois dias é um pouco chato, um mês, vai te dar enxaqueca com certeza! No monitor que uso o botão de liga/desliga tem uma luz azul que fica acesa continuamente, no primeiro dia achei linda, agora eu descobri para que os post-it servem!

6- Se você trabalha longas horas no notebook, aqui vai uma sugestão: compre um teclado, não dispense o uso do mouse e faça questão de sentar-se em uma mesa. Já existem suportes pata notebooks próprios para essa situação, e além de deixar a tela mais alta, ainda melhoram a ventilação do equipamento.
7- Durante o expediente faça pequenas pausas, pelo menos uma por período de trabalho. Alongue braços, pulsos e mãos, relaxe os ombros, descanse a vista, desligue-se do computador nem que seja para ir ao banheiro, tomar água ou lanchinho (levar uma fruta é uma ótima pedida, você se dará a desculpa de que se não comê-la, irá estragar, o que é um desperdicio!), olhe pela janela o mundo lá fora, desconcentre-se um pouco, respire fundo.

* OBS: as informações reunidas aqui foram obtidas a partir da leitura dos sites relacionados a seguir e um pouco de opinião (quando mencionado). Qualquer problema ou dúvida, não há pessoa melhor que seu médico, fisioterapeuta etc para lhe ajudar. Não automedique-se!
Informe-se mais sobre o assunto:


Em breve escreverei dicas sobre como otimizar algumas tarefas no computador. Aguardem!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!