28 agosto 2010

Bolo de Cenoura (com aveia)

Desde criança, só comia bolo mesmo nas festas de aniversário, quando os bolos eram encomendados pra mãe da Amália que morava na rua de trás da casa da minha vó, humm que delícia. Não que minha mãe e minha vó não fizessem bolo... minha vó, desde que eu me lembre só faz torta de ricota, um bombocado tipo queijadinha e compota de frutas, e minha mãe sempre tentou fazer bolo, mas eles nunca cresciam! Essa receita aqui é uma dessas, o bolo não cresce muito, mas fica muito bom.
E fazendo ele algumas vezes, descobri que diminuindo o óleo fica bem melhor e ele até cresce um pouquinho mais. Já comparei com algumas outras receitas e também vou sugerir algumas adições no final.
Enfim, a verdade é que se nem minha vó, nem minha mãe sabiam fazer bolo, eu também não seria diferente.
A única receita até algum tempo atrás que dava certo é um pão com goiabada que uma amiga, a Marjorie, me deu a receita quando eu tinha uns 15 anos acho. Mas eu aprendi a cozinhar um pouco mais, principalmente na faculdade que a gente tem que se virar mais e sempre surge a oportunidade de cozinhar com os amigos. Foi numa dessas de fazer bolo pra amigo da classe que a Lú Tonaki me ensinou o segredo pra fazer o bolo crescer!!! Lú, muuuito obrigado! Ai eu vi como é que incorpora as claras na massa, com muito cuidado, o ponto essencial. Depois disso, acreditem, expliquei pra minha mãe e não é que ela tá fazendo uns bolos que quase transbordam da assadeira?
Histórias a parte, vamos à receita! E lembrem que essa é das que não cresce muito, fica com uma altura de 3 dedos, dependendo da assadeira. Ah, outra coisa, é melhor evitar a fôrma de furo, senão não cozinha direito a massa, e fica meio embatumado.



Bolo de Cenoura (com aveia)

Ingredientes:
3 cenouras grandes, limpas, em rodelas
3/4 xíc. (chá) de óleo
2 ovos
1 pitada de sal
2 xíc. (chá) de açúcar
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
*OBS:
VARIAÇÃO DA RECEITA:
diminuir para 1/2 xíc. óleo e, se quiser, adicionar 1/2 xíc. (chá) de leite ninho e 1/2 xíc. (chá) de aveia flocos finos.

Preparo:
Bater no liquidificador as cenouras cortadas, o óleo, os ovos e o sal, até que fique homogêneo. Colocar numa tigela e adicionar a farinha de trigo, o açúcar (aveia e leite ninho). Misture o fermento em pó. Leve ao forno pré-aquecido em fôrma untada e polvilhada por aproximadamente 35 minutos em temperatura média-baixa, ou até enfiar um palito de dente e este sair limpo.

Cobertura:
1 colher (sopa cheia) margarina ou manteiga
1 colher (sopa cheia) de leite
1 colher (sopa cheia) de chocolate em pó
1 colheres (sopa cheia) de açúcar

Preparo:
Levar ao fogo até ferver, deixe mais um minuto, mexendo sempre. Tire do fogo e bata com a colher para aerar até ficar bem liso. Jogue sobre o bolo ainda quente.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!