07 janeiro 2011

PAP estrela de natal em feltro

Para quem quiser arriscar e aprender como fazer a estrela de Natal em feltro, aqui vai o passo-a-passo que fotografei das estrelas que eu fiz ano passado. O aspecto final é o seguinte:


1 - Faça um molde em um papel paraná ou papelão com o formato de uma estrela e risque sobre um pedaço de feltro da cor desejada dobrado ao meio.




 2 - Prenda o feltro dobrado com alfinetes longos.


3 - Corte sobre o risco com uma tesoura para tecido.


4 - Prepare uma agulha com linha de bordar ou de crochê, na cor desejada. A linha pode ser dupla e com um nó gordinho no final.


5 - Passe a agulha por dentro, entre os feltros, para o nó não ficar visível. Agora começa o ponto chamado de caseado, mas poderia ser um alinhavo simples. Note a posição do nó em relação à estrela.


6 - Passe a linha pela parte de trás e perfure as duas faces do feltro, um pouquinho à direita, mas quando estiver puxando a linha, passe a agulha pelo ponto antes de fazer o próximo. Para o próximo ponto perfure de trás pra frente novamente, um pouquinho mais à direita e repita os passos anteriores.




7 - Pare de fazer o caseado, deixando uma abertura suficiente para colocar o enchimento. Use plumante.


 8 - Termine o caseado e arremate.


9 - Faça várias combinações se desejar.


10 - Para colocar o botão, prepare um linha dupla com nó e atravesse a estrela pelo centro.


11- Passe a linha pelo botão e retorne a agulha pelo mesmo ponto.



12 - Dê um nó e passe a agulha pelo mesmo ponto do nó e através da estrela, saindo com ela e uma das pontas.

13 - Dê outro nó, deixe uma alcinha de linha e arremate com dois nós finais.


14 - Pronto! Use outro tipos de botões e cores e se divirta!


:)

7 comentários:

Letícia B. disse...

Adorei Dani!!!

Erica Marrote disse...

Dani, gostei muito do seu blog (só vou passar batido na parte de receitas...rsrs).

Esse PAP foi muito esclarecedor. A minha dificuldade é o "arremate final". Procuro deixar o nó no avesso da peça mas ele fica sempre aparente. É mesmo assim ?

Um beijo.

Dany disse...

Oi Erica! Qual nó final? O do caseado ou o de pendurar?
Vou te dar umas dicas!

Para o ponto caseado e como colocar o botão, dê uma olhada nesse vídeo da Priscila Cunha, ela ensina tudo muito fácil, inclusive os arremates.Esse é o link da parte 2 do vídeo, vale conferir a outra parte depois.
http://www.youtube.com/watch?v=U5XtRthNVyQ&feature=related

Usei as dicas que ela deu pra colocar os olhos do cachorrinho para colocar os botões na estrela. Mas prefiro dar um nó somente e esconder a linha, passando por dentro do enchimento e saindo em outro ponto oposto da estrela. Ai é só cortar a linha, sem dar nó, desse jeito fica um pedaço da linha sobrando por dentro da estrela e seu último nó não se desfaz.

Usei esse mesmo truquezinho para o nó não ficar muito aparente no outro arremate do cordão de pendurar.

Outro acabamento possível, é colocar uma fita de penduricário e costurá-la juntamente no bordado da estrela. Dê uma olhadinha nessas outras estrelas que postei anteriormente:
http://luadepano.blogspot.com/2010/12/estrelas-de-presente.html

Erica Marrote disse...

Dany, vc foi tão eficiente para me responder e eu só consegui voltar aqui hoje. Muito obrigada pela resposta. A minha dúvida era com o nó final (depois de ter feito caseado na peça inteira). Eu vi o vídeo que vc linkou e estou fazendo exatamente como ensinado e o acabamento fica lindo !!! Eu só tenho que te agradecer muito. Estou te seguindo. Um beijo.

Dany disse...

Ahahahahaha... no problem, Erica... eu tb me perco na internet e no mundo dos blogs, tem tanta coisa pra ver, pra fazer, que às vezes, esqueço de voltar em alguns... aquele vídeo é ótimo mesmo!!! Aprendi a fazer caseado com ele! Um beijo!

Anônimo disse...

O caseado já sabia como fazer, mas sempre me enrolava na hora do arremate...ficava triste com aquela pontinha da linha aparecendo...mas agora tá tudo maravilhoso...
Valeu a dica!

Lu Antunes disse...

lindo!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!