26 janeiro 2011

Dê um jeito na bagunça!

Ano passado recebi um e-mail muito interessante que falava sobre o Feng Shui Interior, uma corrente que mistura o tradicional Feng Shui de harmonização de ambientes com fatores psicológicos e de comportamento. O ponto principal a que ele faz alusão é a bagunça, seja a desordem propriamente dita, não conseguir organizar seu tempo ou a acumulação de bens, tranqueiras, lixo, pó... enfim, essas coisas só atrapalham nossa vida, não deixam a gente seguir em frente!

Se eu já acreditava que o desapego material é importante, agora isso começa a fazer parte da minha vida. Semana passada fiz uma limpeza em casa enorme, não só a faxina rotineira, mas tirei muito do que não usava mais ou que estava sobrando e doei para uma igreja: roupas, sapatos, brinquedos, bijuterias, caixas, cama, colchão, cobertores, travesseiros velhos, mesinha, prateleira. .. me senti tão mais leve!

Não vou transcrever o e-mail inteiro aqui, farei um resumo com os pontos principais e com alterações no texto. Não sei a autoria, pois recebi por corrente de e-mail. Se alguém souber, por favor, comente. No final do post você encontrará alguns links para o texto integral.

“A bagunça é inimiga da prosperidade. 
Ninguém está livre da desorganização.
A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível.
(…) bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos. Para evitar tudo isso fique atento às oito regras para domar a bagunça:”

1. Jogue fora o jornal de anteontem.

2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.

3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, limpe-as diariamente.

4. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas de acordo com a cor e fique só com as que utiliza.

5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.

6. Uma vez ao mês faça limpeza geral e separe em caixas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, dê o fim correto.

7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

8. Perceba as atitudes pessoais capazes de esgotar suas energias. Evite a 'crise energética pessoal':

    a. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo – descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e lazer são imprescindíveis.
    b. Pensamentos obsessivos – não fique remoendo um problema. Pense positivo. Pessimismo só atrai mais negatividade.
    c. Sentimentos tóxicos – choques emocionais, raiva, ressentimentos, mágoas, medo, culpa e ansiedade, estagnam e descompassam a vida. Amizade, amor, confiança, desprendimento, solidariedade, auto estima, alegria e bom-humor dão força para superar os obstáculos.
    d. Fugir do presente - é apenas no presente que podemos construir nossas vidas, gaste suas energias nele.
    e. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente, é carregar menos bagagem interior.
    f. Mentira pessoal – gasta-se muita energia para sustentar mentiras. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
    g.Viver a vida do outro - por meio dos relacionamentos, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e amadurecer a individualidade. Quem cuida da vida do outro, não constrói a própria e só se frustra.
    h. Bagunça e projetos inacabados - bagunça causa confusão mental e emocional. Quando ordenamos e limpamos objetos, colocamos em ordem nossa mente e coração. Não terminar as tarefas é outro 'escape' de energia. Ou você as termina ou assuma que não irá concluí-las. O importante é tomar uma atitude.
    i. Afastamento da natureza – O contato com a natureza nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas, que acumulamos através dos ambientes competitivos e desequilibrados que freqüentamos.

Aqui vai a minha dica:
Pratique seu desapego!
Viva mais simples,
viva mais livre,
viva mais leve,
viva mais feliz,
viva mais...

O conteúdo completo está disponível em alguns sites como:


1 comentários:

Re disse...

Dany! Gostei do post! Estou precisando de umas faxinas mentais, viu? hehehe
bjão!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!