04 junho 2011

Bolo-pudim de Leite Condensado


Depois que comi um "bolo-pudim" numa padaria da minha cidade não sosseguei até encontrar uma receita e testar. Não que eu tenha achado a receita perfeita, mas chegou perto. O bolo original da padaria era mais úmido e tinha sabor mais marcante, este aqui ficou um pouco mais seco, talvez eu tenha pecado um pouco na calda...
A receita que encontrei foi do site Leite Condensado, que cita a fonte Confraria do Patchwork. As imagens são do bolo que fiz!!!


Para o Caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar

Ingredientes do Bolo:
1/2 xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) açúcar
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
1/2 xícara (chá) leite
1/2 xícara (chá) chocolate em pó

Ingredientes do Pudim:
1 lata de leite condensado
2 1/2 xícara (chá) leite
3 ovos

Preparo:
Caramelize o fundo e os lados de uma fôrma com 30cm de diâmetro com furo central com o açúcar (eu usei uma forma sem furo redonda).
Bolo: bata bem na batedeira a margarina com o açúcar e os ovos (eu não usei batedeira). Junte a farinha de trigo, o chocolate, o fermento e o leite, sempre batendo, até obter uma massa homogênea. Coloque a massa na forma preparada com a calda.
Pudim: bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos. Despeje lentamente sobre a massa.
Leve ao forno quente, preaquecido, em banho-maria por cerca de 1 hora ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia seco.
Deixe esfriar e leve à geladeira.
Desenforme gelado (depois de gelado eu levei ao fogo por alguns segundos para soltar da forma).

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!