11 junho 2011

Risoto de Funghi Secchi


Receita deliciosa e muito versátil, o risoto de funghi agrada a todos, quem come carne e também quem não come. Não necessita de carne como acompanhamento, por ter sabor marcante. É um prato completo! E se for acompanhado por um bom vinho, nem se fala! O nível de dificuldade é pequeno e o preparo dura cerca de 40 minutos. É bom servir logo em seguida ao preparo, bem quente. Esta receita serve 3 pessoas.
Esta receita foi retirada do site Cozinha Travessa e um pouco modificada, confira a original no link.


Ingredientes
2 xícaras (chá) arroz arbóreo (arroz para risoto)
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
1 taça de vinho branco seco 
cerca de 8 xícaras de água fervente
1 1/2 tablete caldo de carne
1  punhado de funghi secchi
sal a gosto (eu não coloquei devido ao caldo de carne já conter sal)
queijo parmesão ralado grosso

Preparo do funghi secchi
Em uma vasilha coloque os cogumelos secos para hidratar em água morna por cerca de 20 minutos antes de começar a preparar o risoto. Retire o funghi da água e pique do tamanho que desejar. Cuidado, ele pode manchar sua tábua e utensílios de cozinha.

Preparo do risoto
Aqueça a água e dissolva os tabletes de caldo de carne, reserve sempre em fogo baixo.
Em uma outra panela, aqueça as 2 colheres de manteiga, adicione a cebola e refogue. A partir deste ponto não se afaste do fogão! Aumente o fogo, junte o arroz e comece a refogá-lo. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e cuidadosamente adicione o vinho branco, não pare de mexer. Quando o álcool da bebida evaporar e ele estiver quase secando, é a hora de começar a etapa de adição do caldo de carne. 

Acrescente a primeira concha de caldo quente e mexa até o líquido começar a secar novamente. Não esqueça de esfregar o fundo da panela para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for secando. Não deixe com muito caldo, senão ele fica muito empapado. Essa etapa demora cerca de 15 minutos. Experimente o arroz e observe a textura. Quando estiver quase no ponto, acrescente o funghi no risoto e mexa bem, ele irá tingir o arroz. Se necessário junte mais uma concha de caldo. Para atingir o ponto, o risoto deve estar "al dente", macio porém firme, nem mole, nem crú.

Quando o arroz estiver no ponto, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Coloque a última colher de manteiga no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá derretendo. Isso ajudará a dar brilho ao seu risoto. Desligue o fogo e pronto!!! Salpique queijo parmesão ralado e sirva!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!