17 fevereiro 2011

Pão-de-ló-mel (sem ovos)

Depois de dias sem cozinhar nada, num marasmo total, ontem resolvi fazer um bolo. Queria fazer uma receita daquelas de bolo de gelatina de limão, que o bolo parece extraterrestre porque fica verde radioativo, mas ao olhar na geladeira percebi que o iogurte havia vencido... lembrei que tinha comprado chá preto e daria pra fazer um bolo de mel que minha sogra me passou a receita e é o máximo! Separei os ingredientes e comecei quebrando os ovos, que estavam podres!!! Como assim?! Ainda estavam dentro da data de validade! Os últimos quatro ovos da geladeira e nenhum se salvou! Como vou fazer bolo sem ovo? Receita esperta da Dona Magali, minha mãe: pão-de-ló-mel. Agora, por que chama pão-de-ló eu não sei, estava pesquisando na internet e achei no Wikipédia que pão-de-ló é um bolo à base de açúcar, ovos e farinha de trigo, com origens em Portugal. Pra mim, a origem dessa receita está na habilidade de misturar ingredientes e muita vontade de fazer bolo!




Ingredientes:
2 colheres (sopa) margarina
1 xícara (chá) açúcar
1 xícara (chá) mel
1 xícara (chá) leite
3 xícaras (chá) farinha de trigo
1 colher (chá) cravo em pó
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (sopa) bicarbonato de sódio
1 xícara (café) água fervendo
Uvas passas e nozes picadas (opcional)

Preparo:
Ferva a água e dissolva o bicarbonato nela. em uma tigela Misture todos os outros ingredientes (não precisa de batedeira) e depois, a água com bicarbonato. Por último, junte as nozes e passas, misturando delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido médio, em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo, por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até que enfie um palito de dentes e este saia limpo.

Cobertura xexelenta:
1 colher (sopa) margarina
1 colher (sopa) leite
1 colher (sopa) chocolate em pó
4 colheres (sopa) açúcar
Leve ao fogo, mexendo sempre até ferver. Tire do fogo e mexa um pouco rapidamente, até ficar com aparência lisa. Jogue sobre o bolo ainda quente.



1 comentários:

Anônimo disse...

delícia, delícia...
Vou fazer agora mesmo!!!
Bjos e boa sorte
Mãe do Arthur

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!