20 junho 2010

Primeiro encontro gastronômico - Risoto de Peras e Gorgonzola

E não é que deu certo?! E de primeira, saiu o risoto que deu tanta lombriga! A receita ficou perfeita, sinceramente falando. Então pra passar a lombriga adiante, aqui vai a receita e o passo-a-passo!
Obrigado meus amigos (Lisandra, Mailton e Rafael) que compartilharam esse momento exótico de peras com gorgonzola e umas boas taças de vinho branco! Obrigado Dani por depois de um dia cheio trabalhando, trazer seu apetite e bom humor! Obrigado Alpha, pelo vinho (!), boa sorte no TGI que te enclausurou e não deixou vc vir aqui em casa, e pena que deve ter chegado frio o risoto...



Risoto de Peras e Gorgonzola


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
4 colheres (sopa) azeite de oliva
1 colher (sopa) manteiga
½ cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ l de água
2 tabletes de caldo de galinha
suco de 1/2 limão
2 peras willians(com casca), em cubos pequenos 1cm
8 colheres (sopa rasas) de queijo gorgonzola
pimenta-do-reino a gosto
nozes picadas
queijo parmesão a gosto


Modo de preparo:

Preparar o caldo de galinha, dissolver dois tabletes de caldo instantâneo em 1,5 l de água. Deixe ferver e reserve sempre em fogo baixo.
Corte as peras em cubos pequenos de aproximadamente 1cm, 1,5cm. Cuidado senão as peras se desfarão. Coloque os cubos em uma tigela com água e suco de ½ limão para que estas não escureçam. Reserve.
Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo baixo. Acrescente a cebola e misture bem com uma colher de pau por uns 4 minutos ou até que fique transparente. Acrescente o arroz, refogando-o por até 2 minutos em fogo alto. Adicione o vinho branco na sequência, mexa até o vinho evaporar.
Durante aproximadamente 15 minutos, faça o seguinte processo: acrescente uma concha do caldo de galinha e mexa sem parar, quando secar, junte outra concha. Talvez não seja necessário repetir o processo até colocar todo o caldo de galinha, quando fiz sobraram algumas conchas. O arroz estará no ponto quando estiver "al dente", ou seja, firme e não crú e muito menos papa.
Acrescente o queijo gorgonzola e as peras, escorridas, na panela do risoto e mexa até o queijo derreter. Salpique as nozes picadas e mexa cuidadosamente.
Cuidado para não passar do ponto, risoto deve ficar “al dente” e úmido. Se ainda estiver cru, cozinhe por mais um minuto e/ou, se for preciso, junte um pouco (bem pouco) de caldo.
Agora, desligue o fogo, junte a manteiga sem misturar e tampe a panela, para que esta derreta.
Tempere com a pimenta e mexa o risoto uma última vez.
Por fim, monte os pratos: coloque folhas de rúcula, o risoto por cima e polvilhe o queijo parmesão.


Sugestão de acompanhamento:
salada de rúcula e tomate
vinho branco!



Referências de algumas receitas de Risoto de Peras:
Bem Feitinho
Panelinha
Homem na Cozinha
Manjericota

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!

Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!