Vou contar aqui como foi a reforma da caixa do médico.
Resolvido que seria o courino como revestimento externo, procurei o revestimento interno e descobri que aqui nessa cidade não havia nada parecido. Comprei um tecido de revestir interior de carro, parece um camurça, na cor cinza chumbo, mas ele é menos flexível que o original.
1- Tirei o papel original da caixa. Tive que descascar com uma ponta de tesoura, porque nem a espátula tirava. O papel era bem fino e muito bem colado. Lixei com lixa fina.
2- Desmontei o interior, descolei a parte fofinha e os suportes dos instrumentos. E os deixei guardado para conseguir fazer moldes iguais para substituição.
3- Tirei o restante do papel colado no interior e lixei.
4- No verso do courino, desenhei o molde com as medidas da caixa. E quebrei a cabeça para acertar os acabamentos das laterais! Primeiro fiz o molde debaixo, cortei, e colei no fundo da caixa.
5- Revisei as abas, tirei as rebarbas e só depois colei, com uma cola especial de artesanato que cola tudo, menos a mão! Depois fiz a mesma coisa com a parte de cima.
Atente para o fato de que não era possível tirar as dobradiças e fechos para revestir a caixa, pois estavam muito bem presos e também poderiam quebrar nesse processo. Assim, quebrei a cabeça para que o revestimento os contornassem sem muitas emendas.
6- Colei tecido camurçado na parte interior das dobradiças da caixa.
7- Fiz a parte fofinha do interior com espuma, papel paraná e o tecido camurçado. Colei na parte de cima.
8- Peguei os suportes originais e recortei em papel paraná novos moldes. Colei tudo, acertando com a altura interna da caixa.
9- Revesti com o tecido camurçado o suporte. Essa foi a parte mais chata, porque o tecido não era flexível o suficiente para fazer os rebaixos dos locais onde se colocam os intrumentos e para piorar percebi que a cola que estava usando manchava o tecido se apertasse muito. Colei no interior da caixa.
10- Tudo acabado? Não. Faltou limpar os fechos metálicos. Havia comprado um produto para limpar e lustrar objetos metálicos, o tal kaol, mas eu comprei a marca genérica... e não limpou nada, passei até bombril, não saíam as marcas de jeito nenhum, então, desisti.
A caixa antes da reforma:
A caixa depois da reforma:
2 comentários:
Que massa... c devolveu pro médico?
Sim, devolvi! Foi uma encomenda a reforma. Estava naquele estado pq o médico ainda usa a caixa diariamente!
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, opinião, crítica...enfim sua mensagem!
Os comentários estão sujeitos a moderação, portanto, seja educado!