12 junho 2011

Blog novo!

Finalmente consegui terminar meu blog-portfólio de arquitetura!
Fazia um tempo que eu estava preparando e não achava tempo para finalizar. 
Mas agora já está bom, o problema é que arquiteto não se contenta e quer mudar um detalhe a cada minuto, a cada vez que entra no blog... ai não termina nunca mesmo!

11 junho 2011

Yakisoba (de carne e frango)


Esta receita eu já nem lembro de onde eu tirei... acho que foi detrás de uma embalagem de macarrão para yakisoba e eu fui modificando com o tempo. É uma ótima receita pra fazer quando tem visita em casa, pois rende muito e dá pra algumas pessoas te ajudarem na cozinha a cortar os legumes, enquanto joga conversa fora... O macarrão pode ser o que você encontrar, contanto que seja para esse fim. É bom ver na embalagem o tempo de preparo para o macarrão e tomar cuidado para tirá-lo um pouquinho antes do previsto, deixando-o um pouco mais firme, assim na hora de misturar os outros ingredientes ele não irá desmanchar. As fotos mostram tipos diferentes de macarrão que usei (na primeira, o da marca Venturelli e na segunda, o da Nissin)


Ingredientes
1/2 pacote de Nissin Yakisoba (250g) ou macarrão próprio para yakisoba
150g de carne de vaca cortada em tirinhas finas, temperar 15 minutos antes
150g de peito de frango cortado em tirinhas finas, temperar 15 minutos antes
1/2 xícara (chá) óleo
1 colher (sopa) açúcar
1 vidrinho de molho de soja (molho shoyo)
1 colher (sopa) maisena
1 cebola cortada em pétalas ou tiras grandes
2 cenouras cortadas em lascas ou tiras
1 pimentão vermelho/amarelo pequeno cortado em pedacinhos
vegetais de sua preferência: acelga, repolho, brócolis, salsão...

Preparo
Aqueça uma panela de água e afervente os vegetais mais duros, deixe-os bem firmes, senão depois eles desmancham. Despeje fora a água e reserve.
Em outra panela, ferva água e cozinhe o macarrão, deixando-o bem firme também. Despeje fora a água e reserve.
Aqueça metade do óleo em uma panela própria para yakisoba ou uma frigideira bem grande e alta. Acrescente a carne e frango, refogando, até dourarem um pouco. Adicione o óleo restante, cebola, metade do molho shoyo e o açúcar, refogue. Dissolva a maisena em 1/2 copo americano de água e jogue na panela. Misture para o caldo ficar um pouco encorpado. Por fim, abaixe o fogo, vá juntando o macarrão e os legumes, aos poucos, e misturando o molho shoyo restante. Misture mexendo das bordas para o centro e debaixo para cima, de forma que o molho vá se misturando aos outros ingredientes.

Risoto de Funghi Secchi


Receita deliciosa e muito versátil, o risoto de funghi agrada a todos, quem come carne e também quem não come. Não necessita de carne como acompanhamento, por ter sabor marcante. É um prato completo! E se for acompanhado por um bom vinho, nem se fala! O nível de dificuldade é pequeno e o preparo dura cerca de 40 minutos. É bom servir logo em seguida ao preparo, bem quente. Esta receita serve 3 pessoas.
Esta receita foi retirada do site Cozinha Travessa e um pouco modificada, confira a original no link.


Ingredientes
2 xícaras (chá) arroz arbóreo (arroz para risoto)
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
1 taça de vinho branco seco 
cerca de 8 xícaras de água fervente
1 1/2 tablete caldo de carne
1  punhado de funghi secchi
sal a gosto (eu não coloquei devido ao caldo de carne já conter sal)
queijo parmesão ralado grosso

Preparo do funghi secchi
Em uma vasilha coloque os cogumelos secos para hidratar em água morna por cerca de 20 minutos antes de começar a preparar o risoto. Retire o funghi da água e pique do tamanho que desejar. Cuidado, ele pode manchar sua tábua e utensílios de cozinha.

Preparo do risoto
Aqueça a água e dissolva os tabletes de caldo de carne, reserve sempre em fogo baixo.
Em uma outra panela, aqueça as 2 colheres de manteiga, adicione a cebola e refogue. A partir deste ponto não se afaste do fogão! Aumente o fogo, junte o arroz e comece a refogá-lo. Mexa constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e cuidadosamente adicione o vinho branco, não pare de mexer. Quando o álcool da bebida evaporar e ele estiver quase secando, é a hora de começar a etapa de adição do caldo de carne. 

Acrescente a primeira concha de caldo quente e mexa até o líquido começar a secar novamente. Não esqueça de esfregar o fundo da panela para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for secando. Não deixe com muito caldo, senão ele fica muito empapado. Essa etapa demora cerca de 15 minutos. Experimente o arroz e observe a textura. Quando estiver quase no ponto, acrescente o funghi no risoto e mexa bem, ele irá tingir o arroz. Se necessário junte mais uma concha de caldo. Para atingir o ponto, o risoto deve estar "al dente", macio porém firme, nem mole, nem crú.

Quando o arroz estiver no ponto, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Coloque a última colher de manteiga no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá derretendo. Isso ajudará a dar brilho ao seu risoto. Desligue o fogo e pronto!!! Salpique queijo parmesão ralado e sirva!!!

04 junho 2011

Bolo-pudim de Leite Condensado


Depois que comi um "bolo-pudim" numa padaria da minha cidade não sosseguei até encontrar uma receita e testar. Não que eu tenha achado a receita perfeita, mas chegou perto. O bolo original da padaria era mais úmido e tinha sabor mais marcante, este aqui ficou um pouco mais seco, talvez eu tenha pecado um pouco na calda...
A receita que encontrei foi do site Leite Condensado, que cita a fonte Confraria do Patchwork. As imagens são do bolo que fiz!!!


Para o Caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar

Ingredientes do Bolo:
1/2 xícara (chá) de margarina
1 xícara (chá) açúcar
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
1/2 xícara (chá) leite
1/2 xícara (chá) chocolate em pó

Ingredientes do Pudim:
1 lata de leite condensado
2 1/2 xícara (chá) leite
3 ovos

Preparo:
Caramelize o fundo e os lados de uma fôrma com 30cm de diâmetro com furo central com o açúcar (eu usei uma forma sem furo redonda).
Bolo: bata bem na batedeira a margarina com o açúcar e os ovos (eu não usei batedeira). Junte a farinha de trigo, o chocolate, o fermento e o leite, sempre batendo, até obter uma massa homogênea. Coloque a massa na forma preparada com a calda.
Pudim: bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os ovos. Despeje lentamente sobre a massa.
Leve ao forno quente, preaquecido, em banho-maria por cerca de 1 hora ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia seco.
Deixe esfriar e leve à geladeira.
Desenforme gelado (depois de gelado eu levei ao fogo por alguns segundos para soltar da forma).