20 junho 2010

Primeiro encontro gastronômico - Risoto de Peras e Gorgonzola

E não é que deu certo?! E de primeira, saiu o risoto que deu tanta lombriga! A receita ficou perfeita, sinceramente falando. Então pra passar a lombriga adiante, aqui vai a receita e o passo-a-passo!
Obrigado meus amigos (Lisandra, Mailton e Rafael) que compartilharam esse momento exótico de peras com gorgonzola e umas boas taças de vinho branco! Obrigado Dani por depois de um dia cheio trabalhando, trazer seu apetite e bom humor! Obrigado Alpha, pelo vinho (!), boa sorte no TGI que te enclausurou e não deixou vc vir aqui em casa, e pena que deve ter chegado frio o risoto...



Risoto de Peras e Gorgonzola


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
4 colheres (sopa) azeite de oliva
1 colher (sopa) manteiga
½ cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 ½ l de água
2 tabletes de caldo de galinha
suco de 1/2 limão
2 peras willians(com casca), em cubos pequenos 1cm
8 colheres (sopa rasas) de queijo gorgonzola
pimenta-do-reino a gosto
nozes picadas
queijo parmesão a gosto


Modo de preparo:

Preparar o caldo de galinha, dissolver dois tabletes de caldo instantâneo em 1,5 l de água. Deixe ferver e reserve sempre em fogo baixo.
Corte as peras em cubos pequenos de aproximadamente 1cm, 1,5cm. Cuidado senão as peras se desfarão. Coloque os cubos em uma tigela com água e suco de ½ limão para que estas não escureçam. Reserve.
Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo baixo. Acrescente a cebola e misture bem com uma colher de pau por uns 4 minutos ou até que fique transparente. Acrescente o arroz, refogando-o por até 2 minutos em fogo alto. Adicione o vinho branco na sequência, mexa até o vinho evaporar.
Durante aproximadamente 15 minutos, faça o seguinte processo: acrescente uma concha do caldo de galinha e mexa sem parar, quando secar, junte outra concha. Talvez não seja necessário repetir o processo até colocar todo o caldo de galinha, quando fiz sobraram algumas conchas. O arroz estará no ponto quando estiver "al dente", ou seja, firme e não crú e muito menos papa.
Acrescente o queijo gorgonzola e as peras, escorridas, na panela do risoto e mexa até o queijo derreter. Salpique as nozes picadas e mexa cuidadosamente.
Cuidado para não passar do ponto, risoto deve ficar “al dente” e úmido. Se ainda estiver cru, cozinhe por mais um minuto e/ou, se for preciso, junte um pouco (bem pouco) de caldo.
Agora, desligue o fogo, junte a manteiga sem misturar e tampe a panela, para que esta derreta.
Tempere com a pimenta e mexa o risoto uma última vez.
Por fim, monte os pratos: coloque folhas de rúcula, o risoto por cima e polvilhe o queijo parmesão.


Sugestão de acompanhamento:
salada de rúcula e tomate
vinho branco!



Referências de algumas receitas de Risoto de Peras:
Bem Feitinho
Panelinha
Homem na Cozinha
Manjericota

Presentes do Flor de Laranjeira

Meu aniversário já passou faz umas semanas, além de ficar mais velha, acho que fiquei mais esquecida e mais atrasada ainda!
Prometi pro Jorge que ia mandar as fotinhos dos presentes que ganhei e aqui estão elas. Ganhei dos meus amigos fofos (Iris, Jorge, Fran, Cami, Lú e Carol) esses porta-retratos com nossas fotos, e ficaram lindos!!!


Muito obrigado gente! Porque eu sempre penso em revelar fotos e nunca consigo fazer isso.



Agora vcs estão aqui comigo na minha escrivaninha, fazendo companhia sempre, lembrando nossos bons momentos da USP. Amo vocês!
  


E para quem quiser conferir os trabalhos do Estúdio de Criação Flor de Laranjeira, aqui vai o link para o blog deles: http://flordelaranjeiraestudio.blogspot.com/
O Flor de Laranjeira trabalha com presentes customizados muito simpáticos!

17 junho 2010

Primeiro encontro gastronômico

Essa notícia é pra deixar com água na boca!
Já faz um tempo, acho que já faz quase um ano, que ouvi falar da tal receita de um risoto e nunca fiz o bendito! Lembro que deu uma lombriga naquela semana, mas nunca tive muito tempo livre e coragem pra tentar fazer. Por fim, esqueci do risoto, até que essa semana alguém no escritório resolveu lembrar e voltei a sonhar com a comida! Então resolvemos em conjunto fazê-la! Muito bom, porque se não der certo, ninguém poderá dizer que a culpa é minha, que eu que cozinho mal! Combinamos pra sexta em casa um primeiro e pequeno encontro gastronômico, pra fazer o risoto! E vocês vão ganhar uma receita, se tudo der certo é claro! Então cruzem os dedos, que vai sair um risoto de peras e gorgonzola!

13 junho 2010

Bolo Integral de Maçã

Esse bolo além de saudável, é uma gostosura!
Fica bem fofo, e chega a esfacelar porque a receita é com farinha integral.
A maçã em pedaços na massa fica cozida, e é irrestível não tentar comer o bolo morno. É melhor esperar esfriar antes de desenformar porque a receita é um tanto frágil.


Bolo Integral de Maçã

Ingredientes:
4 maçãs médias
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de mel
2 ovos
3/4 xícara (chá) de óleo de gergelim, ou girassol, linhaça, etc.
1 colher (sobremesa) canela em pó
1 colher (sopa) fermento em pó

Preparo:
Untar e polvilhar uma forma de furo central, reservar. Lavar e cortar as maçãs em cubinhos ou fatias.
Em uma tigela juntar o mel, farinha, ovos, óleo, canela e fermento, misturar bem. Adicionar as maçãs.
Coloque na forma de furo e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média-baixa por aproximadamente 35 minutos, ou até que enfie um palito de dente na massa e este saia limpo.
Deixe esfriar antes de desenformar! Não tente cortar o bolo enquanto estiver quente, a massa esfacela facilmente.
Passo-a-passo by Danyzh

Strogonoff de Frango da Dany

Adoro essa receitinha!
Fica ótimo e é fácil de fazer!
Aprendi com as meninas que morei no aloja, Vivianne, Viviann e a Márcia. Ai que saudade de vocês!



Strogonoff de Frango

Ingredientes:
1 peito de frango sem osso
cebola e alho picadinhos
1 colher (sopa) margarina ou manteiga
2 colheres rasas (sopa) de mostarda
2 colheres rasas (sopa) de catchup
(+ ou -) 2 copos (requeijão) de água
(+ ou -) 1/2 caixinha de creme de leite
sal a gosto

Preparo:
Corte o peito de frango em tirinhas ou cubinhos, reserve. No fogo médio-alto, em uma panela, derreta a margarina e junte o frango, mexa até que o frango fique branco. Junte a cebola, alho, mostarda e catchup, mexa durante alguns minutos, sem deixar secar ou queimar no fundo da panela. Adicione a água, deixe a panela semi-tampada e cozinhe por 20 minutos aproximadamente ou até que o frango esteja bem cozido, mexendo de vez em quando. Verifique a água, não a deixe secar por completo, senão gruda no fundo da panela. Quando o frango estiver macio e o caldo bem encorpado, abaixe o fogo por completo, adicione o creme de leite e o sal a gosto. Está pronto!

Passo-a-passo by Danyzh
Sugestão de acompanhamentos:
Arroz branco
Batata-palha
Salada de alface americana, tomate, palmito, azeite virgem
Vinho branco frizante!
Bom apetite!!!

10 junho 2010

Torta de Limão

Humm, dá água na boca só de lembrar!
Meu chefinho, o Leandro, fez aniversário e nós (eu e o Mailton) fizemos uma torta de limão maravilhosa pra ele. A receita é do Mailto, que permitiu a publicação aqui. Portanto, deem os créditos a ele por essa gostosura! Pra quem quiser conferir, aqui vai a receita!


Torta de Limão

Massa:
200g de bolachas maisena
50g de manteiga (com ou sem sal, a gosto)

Triturar a bolacha no liquidificador. Numa tigela junte a farinha da bolacha e a manteiga. Amasse bem até obter uma massinha. Forre o fundo e cerca de um dedo de altura das laterais de uma fôrma redonda desmontável.

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (deixar no congelador por pelo menos 3 horas antes de utilizar e em seguida retirar o soro)
100ml de suco de limão

Bater tudo na batedeira em velocidade alta até obter um creme firme. Despejar o creme sobre a massa de bolacha.
* Esse recheio é também receita para mousse de limão!

Coberturas:


Opção 1: Merengue
3 claras de ovo
6 colheres de açúcar
Bater as claras em neve até que estejam firmes, depois juntar o açúcar aos poucos. Decorar sobre o recheio e levar ao forno pré-aquecido até dourar levemente, no máximo 10 minutos, super-rapidinho mesmo!




Opção 2: Chantily
1 caixinha longa vida de chantily ou o de sua preferência.
Esse aqui recomenda deixar na geladeira por 12 horas e bater na batedeira em velocidade máxima por alguns minutos. Cubra sobre o recheio e decore. Aqui utilizei uma colher e fiz movimentos para cima. Se utilizar chantily não é necessário levar ao forno. Leve diretamente para a geladeira.